O sistema de energia elétrica hospitalar
- Notícias O sistema de energia elétrica hospitalar
- 14 de maio de 2020
Você sabe como funciona o sistema de energia elétrica hospitalar? Então, Falaremos hoje sobre os bastidores da obra do Instituto Orizonti, do cliente Oncomed BH, que entra em sua reta final de construção.
Na construção do complexo de saúde do Instituto Orizonti, a GND Construções mobilizou um grupo de trabalho que envolveu um forte time de engenheiros, assim como alguns dos principais escritórios de projetos especializados. Afinal, a meta estabelecida junto ao cliente foi de produzir um hospital com recursos altamente avançados.
Para se ter uma ideia, apenas para a instalação e montagem do sistema elétrico, contamos com o trabalho permanente não apenas de cinco engenheiros eletricistas, mas também de quase 200 trabalhadores, sendo cerca de 80 deles eletricistas.
Por fim, outros engenheiros e técnicos de empresas fornecedoras de equipamentos participaram por períodos variados, de acordo com o escopo e o estágio estipulado no cronograma geral da obra.
O conjunto das Instalações
O conjunto das instalações do sistema de energia elétrica do hospital é constituído de quatro sistemas principais: Sistema de Energia Básico, Sistema de Energia de Emergência, Sistema de Energia de Super Emergência, além do Sistema de Energia IT Médico.

O Sistema de Energia Elétrica Básico
O Sistema de Energia Elétrica Básico consiste no conjunto das instalações que suprem todo o complexo das necessidades essenciais de energia elétrica para uma edificação de saúde.
A alimentação é recebida em alta tensão (13,8kV) e reduzida para baixa tensão em 0,38kV. Para isso, forai montado um cubículo de medição em alta, um quadro de transferência QTA em média tensão e uma subestação de 2.000kVA, que rebaixa de 13,8kV para 0,38kV. Por fim, o sistema se completa com quatro transformadores de 500kVA e uma subestação de 1.500kVA, que rebaixa de 13,8KV para 0,38KV, com dois transformadores de 750kVA.
A partir daí foram instaladas as eletrocalhas e tubulações de vários tipos, levando os cabos e fios a mais de 1.000 pontos de energia em todos os locais.
O que acontece quando acaba a energia em um hospital?
O que acontece quando acaba a energia? Sabemos que essa é uma pergunta clássica e motivo de preocupação para muitos. Afinal, podemos ter problemas na rede externa, como queda de árvores, sobrecargas de consumo na região ou até mesmo blecautes, que levam à queda da luz.
Essas quedas de energia elétrica são críticas para o funcionamento de um hospital, com riscos graves para pacientes e funcionários. E aqui tranquilizamos a todos porque, no Instituto Orizonti, na ocorrência de qualquer falha na energia de entrada, um sistema próprio de emergência entrará automaticamente em operação em no máximo 12 segundos.
Agora, falaremos um pouco sobre esses sistemas de emergência.
O que é um sistema de energia de emergência
O Sistema de Energia de Emergência do Instituto Orizonti assegura o funcionamento contínuo de todo o complexo hospitalar no caso de falta de energia via rede elétrica da concessionária.
Para isso, instalamos uma usina de energia própria movida a óleo diesel, com potência instalada de 1.500kVA, com 3 geradores de 750kVA gerando em 380V, sendo um de reserva.
Além disso, o sistema de energia de emergência contará com um tanque de 5.000l que vai manter o estoque de óleo diesel suficiente por um bom tempo de funcionamento contínuo. Dessa forma, essa energia gerada será incorporada à entrada de carga total, mantendo todos os sistemas dependentes integrados em situação de funcionamento normal.

Em conclusão, a reserva de óleo combustível do Sistema de Emergência garante o suprimento integral de todas as necessidades de energia pelo prazo de até 20 horas. Assim, nesse período, haverá tempo suficiente para a reposição do estoque de óleo, fazendo com que, numa situação limite, o hospital possa funcionar normalmente e de forma permanente, por dias ou meses, sem depender do sistema de energia elétrica da Cemig.
E se houver uma (improvável) falha desse Segundo Sistema?
Por incrível que pareça, embora tudo isso já pareça muito, os projetistas tiveram o cuidado de pensar em um segundo sistema de garantia de energia.
O Sistema de Energia de Super Emergência entra automaticamente em operação, de forma instantânea, na eventualidade da inabilitação dos dois sistemas anteriores, a energia vinda da rede pública e a energia vinda de gerador próprio.
Esse sistema é formado por um banco de três nobreaks de 100kVA, na baixa tensão de 380V, programado para assumir as cargas consideradas super emergentes, com distribuição interna em rede própria. Esses nobreaks – acumuladores químicos de energia – são baterias de grande porte.
Para áreas específicas são instalados ainda três subsistemas autônomos, com bancos próprios de nobreaks, sendo:
•CPD: 2 nobreaks de 80kVA cada;
•Área dos aceleradores de partículas varian/ truebeam: 2 nobreaks de 80 kVA cada;
•Área do acelereador de partículas varian/ halcyon: nobreak de 60kVA.
Um quarto sistema de energia: será isso possível?
Sim, no Instituto Orizonti, teremos ainda um quarto sistema de energia, chamado de Sistema de Energia IT-Médico.
O Sistema de Energia IT-Médico é um esquema complexo de garantia de suprimento permanente de eletricidade de qualidade para os ambientes de assistência médica específica, onde não se pode admitir uma única falha nos equipamentos hospitalares, sendo assim um sistema imprescindível para os hospitais mais avançados.
No Instituto Orizonti, utilizamos transformadores de separação, isoladores, quadros, relés de falta, dispositivos de supervisão de isolamento e quadros de alarme para atender a todas as áreas que são consideradas críticas como as salas de cirurgia, a sala de robótica, a área de hemodinâmica e as Unidades de Terapia Intensiva – UTIs.
Inegavelmente, o sistema elétrico do Instituto Orizonti trouxe o que há de mais moderno e eficiente em sistemas elétricos.
Quer saber mais sobre obras e acompanhar o dia a dia de nosso trabalho? É só acompanhar nossas postagens no Instagram e no Linkedin.
Posts Relacionados
- 8 de junho de 2020
Equipe Unida Contra a Covid-19. Na GND Construções, o cuidado com o bem estar e a saúde de todos os envolvidos é fundamental. Assim, contaremos sobre as práticas de higiene e novas rotinas implem
- 26 de maio de 2020
O que é um hospital de campanha? Em tempos de coronavírus, tais hospitais, de caráter temporário, começaram a ser erguidos rapidamente em vários cantos do mundo, assim como no Brasil. Eles terã