BTS
A modalidade Built to Suit (BTS) é uma construção “sob encomenda” feita por um investidor para atender às necessidades operacionais de um futuro inquilino.
Para o investidor, o BTS garante a locação por longo período de tempo, geralmente entre 10 e 20 anos, assegurando a lucratividade e o retorno do capital investido, havendo ainda a opção de venda do imóvel ao final do prazo contratual.
Do lado do locatário, a principal vantagem é receber um imóvel “sob medida”, adequando-o às suas necessidades, sem precisar imobilizar capital para a construção de um imóvel próprio. No BTS, é responsabilidade do investidor – e da construtora parceira – a aquisição do terreno, aprovação de projetos e execução da obra.
Além disso, dependendo do regime tributário adotado pelo locador, as despesas com locação podem ser deduzidas das bases de cálculo do IR e da CSLL.
NA PRÁTICA
Em termos práticos, o processo começa a partir da demanda de um potencial cliente por novas instalações para seu negócio. Ele transmite à GND suas necessidades em relação ao novo espaço, como localização, metragem, prazo de entrega, instalações e outros.
Estabelecida a demanda e entendidas as necessidades do cliente, a GND identifica a área que atenda aos objetivos, mapeia os investimentos necessários e apresenta a proposta de aluguel ao potencial cliente.
Acordadas as bases da Proposta Comercial e assinado o Contrato de Locação Buit to Suit, a GND usa seu expertise para desenvolver e aprovar os projetos legais e executivos, responsabilizando-se também pela execução da obra.
Concluídas as obras, o cliente recebe a chave do imóvel feito sob medida para ele e inicia sua ocupação pelo prazo estabelecido no contrato.